quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Ilha do Araújo

(Igreja de São Pedro e São Paulo)

A ilha do Araújo é a segunda maior ilha da baía de Paraty, perdendo em tamanho apenas para a ilha do Algodão. Possui uma área aproximada de um quilômetro quadrado e seu pico mais alto tem 198 metros. Existe aqui uma comunidade tipicamente caiçara, vivendo quase que exclusivamente da pesca. Esses pescadores estão concentrados junto à igreja de São Pedro, na praia do Pontal (lado oeste da ilha). Praticamente todo o lado leste da ilha, com vista para a baía de Paraty foi vendido para “gente de fora”, onde foram construídas casas de veraneio.
Os principais eventos da ilha são a Festa de São Pedro e o Festival do Camarão. A Festa de São Pedro ocorre em junho e há procissão de barcos de pesca carregando imagem do santo e festa com comidas, danças e músicas típicas. O Festival do Camarão começa na novena da Festa de São Pedro.


A ilha possui alguns bares, restaurantes, pousadas, uma biblioteca, um estaleiro, três casas de farinha e várias praias: Salvador Moreira, Pontal, Brava e Tapera. Devido à presença de enormes rochas forma-se várias tocas e grutas. A maior delas, a Gruta da Tapera, próxima à praia de mesmo nome (23o 09,37’S / 044o 41,36’W), possui vários compartimentos grandes, onde recentemente foram encontrados ossos antigos, indicando haver ali um sambaqui (sítio arqueológico com instrumentos e ossadas indígenas). Para explorá-la é necessário espírito de aventura, lanternas e guia. Apesar de menores, existem outras tocas também interessantes: Toca dos Ossos (23o 09,60’S / 044o 41,11’W) e Toca das Andorinhas (23o 10,12’S / 044o 41,41’W).
Existe um belíssimo passeio ao redor da ilha, por trilha bem demarcada. Começando na praia do Pontal, junto à igreja, essa caminhada passa por praias, grutas, casas de farinha e um mirante com belíssimo visual de toda a baía de Paraty. Uma sugestão é contratar um guia local para acompanhar a caminhada pois ele poderá explicar um pouco da vida e do lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário