sábado, 6 de agosto de 2011

Praia da Tapera

Já imaginou poder desfrutar de Beleza Natural, Tranquilidade e Diversão?
Pois é, isso é possível se você, estiver na praia da Tapera na Ilha do Araujo.
A praia da Tapera é a mais visitada da ilha do Araújo, seja de barco ou por trilha o acesso a praia é fácil e agradavél.

(Entardecer na Tapera)

(Tapera Vista de cima)

(Em frente a praia do condomínio)

(mergulhando)

(Mergulhando)

(Mergulhando)

(A Tranquilidade)

(A diversão)

(A beleza)

(Praia do Condomínio)

(É, eu estava bem alto)

(Riacho na Praia)

(Sem Igual)

(Encantadora Tapera)

(A Diversão, Balanço na Árvore)

(Vídeo )

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Fotos

(Frente da Biblioteca)

(Same)

(Again  :] )

(Igreja de São Pedro)

(Praia do Pontal, Ilha do Araújo)

(Igreja de São Pedro e São Paulo, foto tirada no dia da Festa dos Santos padroeiros da Comunidade)

(Grupo de artesanato Mulheres Caiçaras em Ação)

(Grupo de artesanato Mulheres Caiçaras em Ação)



(ilha do Araujo, vista do continente)

(Amanhecer na ilha do Araujo)

(Amanhecer na Ilha do Araújo, vista do Monte)

(Caiçaras de Raça)


(Praia de Dentro, Ilha do Araújo)

 (Exposição do Trabalho do Grupo Mulheres Caiçaras em Ação na Festa de São Pedro de 2010)

(Popa da balieira de um dos moradores da comunidade, ao fundo Igreja de São Pedro)

Roteiros



Roteiro de 1 dia na Ilha do Araujo
Horário
Atividades
Detalhes da Atividade
Observações








9h30 – 10h30








Chegada dos Turistas

Na praia do pontal, os turistas recebem as boas vindas a Ilha do Araújo e são repassadas as atividades e horários do dia; faz-se a apresentação do mapa da ilha e a apresentação dos espaços coletivos da
-Praia do pontal, tais como: biblioteca, escola, Igreja, posto de saúde e Centro Cultural Almir Tã.








Ida a banheiros e venda de água mineral

10h30 – 13h

Caminhada em volta da Ilha do Araújo

Paradas na Praia da Tapera e no Monte

A ida ao Monte dependerá da resistência do grupo.

13h – 14h30


Almoço com Comidas típicas


14h30 – 16h

Visita a Casa de Farinha da D. Ieda e roda de conversa com Griô
Lá os turistas verão o processo de fabricação de farinha, tomarão um lanche com café, caldo de cana e gostosuras


Inclui roda de conversa com Griô
16h – 16h30

Avaliação do roteiro e entrega de lembranças da comunidade


16h30

Retorno a Paraty



+ da Ilha ;)

(Trecho da trilha, próximo a praia da Tapera)

A caminhada em torno da Ilha é uma caminhada tranquila e acessível para qualquer idade, com a maior parte da trilha coberta, o turista pode aproveitar sombras agradáveis enquanto curte o visual, a fauna e a flora da ilha. Dependendo do ritmo e das paradas na trilha, a caminhada pode durar entre uma hora e meia a duas horas.

(Praia do Condomínio, vizinha da Tapera)

A Ilha do Araujo, possui dois condomínios, sendo um aberto e outro fechado, a foto acima é no condomínio aberto localizado na Tapera, onde é permitida a passagem das pessoas ja que a trilha passa bem no meio das casas. O outro condomínio é o da Praia Brava, onde só se pode chegar na praia de barco, ou por uma trilha que não passa pela casa dos condôminos (essa trilha foi criada pelos jovens da ilha, ja que a praia Brava é um das mais legais da ilha)
Existe uma interação entre os condôminos da Tapera e os moradores da Ilha, alguns veranistas, sempre que podem, fazem uma visita na comunidade para saber das novidades e contribuir de algum jeito; mas essa interação não é a mesma com os condôminos da Praia Brava, pelo menos não com todos...

Ilha do Araújo

(Igreja de São Pedro e São Paulo)

A ilha do Araújo é a segunda maior ilha da baía de Paraty, perdendo em tamanho apenas para a ilha do Algodão. Possui uma área aproximada de um quilômetro quadrado e seu pico mais alto tem 198 metros. Existe aqui uma comunidade tipicamente caiçara, vivendo quase que exclusivamente da pesca. Esses pescadores estão concentrados junto à igreja de São Pedro, na praia do Pontal (lado oeste da ilha). Praticamente todo o lado leste da ilha, com vista para a baía de Paraty foi vendido para “gente de fora”, onde foram construídas casas de veraneio.
Os principais eventos da ilha são a Festa de São Pedro e o Festival do Camarão. A Festa de São Pedro ocorre em junho e há procissão de barcos de pesca carregando imagem do santo e festa com comidas, danças e músicas típicas. O Festival do Camarão começa na novena da Festa de São Pedro.


A ilha possui alguns bares, restaurantes, pousadas, uma biblioteca, um estaleiro, três casas de farinha e várias praias: Salvador Moreira, Pontal, Brava e Tapera. Devido à presença de enormes rochas forma-se várias tocas e grutas. A maior delas, a Gruta da Tapera, próxima à praia de mesmo nome (23o 09,37’S / 044o 41,36’W), possui vários compartimentos grandes, onde recentemente foram encontrados ossos antigos, indicando haver ali um sambaqui (sítio arqueológico com instrumentos e ossadas indígenas). Para explorá-la é necessário espírito de aventura, lanternas e guia. Apesar de menores, existem outras tocas também interessantes: Toca dos Ossos (23o 09,60’S / 044o 41,11’W) e Toca das Andorinhas (23o 10,12’S / 044o 41,41’W).
Existe um belíssimo passeio ao redor da ilha, por trilha bem demarcada. Começando na praia do Pontal, junto à igreja, essa caminhada passa por praias, grutas, casas de farinha e um mirante com belíssimo visual de toda a baía de Paraty. Uma sugestão é contratar um guia local para acompanhar a caminhada pois ele poderá explicar um pouco da vida e do lugar.